sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Estou de Volta ao Blog / Filosofia de Treinos

Galera, boa tarde!

Saudades da Finansfera. Estive ausente por conta do período final de provas, mas mandamos bem e esse ano de Med já foi pra conta !

Vou aproveitar a postagem para falar sobre uma filosofia básica, porém muito importante sobre treinamentos.

É muito comum, nos dias atuais, devido a grande oferta de academias, prédios com academias próprias, condomínios com áreas para corrida ou até mesmo na rua - em bairros seguros, o indíduo iniciar um protocolo de treinamentos, seja por obrigação, seja por saúde/profilaxia de doenças/estética.


Acontece que, passando o fator motivacional do começo ou recomeço, é muito fácil encontrar um motivo - quase sempre nobre, pertinente- para interromper o protocolo. Falando de fisiologia cardíaca básica, quando nos exercitamos REGULARMENTE, há uma mudança no fluxo sanguíneo, que passa a ser mais fluído, laminar, o que contribui para diminuir o risco de placas de gordura nas artérias (arterosclerose, que é uma das doenças vasculares mais importantes, pois pode ter implicações isquêmicas - falta de sangue para o lugar, o que leva a morte celular. Não é necessário ser da área da saúde pra saber que perder células no cérebro/coração dá merda-). O grande problema é que há indícios de que a prática irregular pode ter até um efeito antagônico ao esperado.

Nesse sentido, chegamos ao ponto: CONSTÂNCIA. O melhor treinamento é aquele que você consegue ter constância. Se existe a possibilidade, é muito melhor ir pedalando/andando para o trabalho/faculdade/cursos, do que assumir um compromisso insustentável de sacrificar o sono - também essencial para a saúde - para correr na rua. Se não gosta de academia e não possui nenhuma patologia que requer a prática, por que não procurar um outro esporte?

Resultado de imagem para pessoa correndo perfil

O mais importante é se manter ativo(a), lembrando que o feito é melhor que o perfeito, desde que haja constância.


Forte abraço,
Med Life

3 comentários:

  1. Sábios comentários jovem MED. Atualmente tenho iniciar treinos de calistenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um grande fan da calistenia.

      Nao busco volume, busco dominio total sobre o corpo, as flexibilidades, planches, v sits.

      Excluir
  2. Muito obrigado, amigo engenheiro investidor. Estou ansioso para ler do começo a sua evolução na dieta. Sobre a calistenia, acho muito legal para desenvolver a musculatura do CORE (Principalmente lombar, abdominal), consciência corporal e força. Importante tomar cuidado para ir aos poucos e se certificar de fortalecer bem os músculos do manguito rotador( com exercícios de rotação interna, externa e cubana).

    Forte abraço.

    ResponderExcluir

I'm Back - 100k +

Olá, galera! O Sars-cov-2 é um verdadeiro "black swan" (Em alusão ao ilustre Taleb) tanto para os âmbitos científico quanto fi...