quinta-feira, 7 de novembro de 2019

O Melhor Investimento de todos: a sua saúde.

Boa tarde, galera.

Poderia escrever mais de uma postagem falando sobre o panorama da saúde/medicina no Brasil e no mundo, acerca dos aspectos preventivo X curativo. Contudo, serei direto.

Durante os poucos mais de 03 anos em que eu acompanho a Finansfera, percebi que são recorrentes relatos sobre problemas tanto na saúde física, quanto na mental.

Acontece que o maior capital que possuímos é a nossa saúde. Não falo apenas considerando o eixo óbvio de que é necessário estar vivo e com saúde para aproveitar a tão desejada IF, mas também porque a medicina curativa tende a ser muito mais custosa do que a preventiva.

É muito melhor e mais barato investir em um bom acompanhamento, por exemplo, psicológico durante fases difíceis da vida, do que evoluir para um quadro em  que será necessário gastar com psicotrópicos, acompanhamento psiquiátrico. Outro exemplo análogo é no âmbito físico. Sai muito mais barato alimentar-se com qualidade, frequentar uma academia do que precisar lidar no futuro com patologias agravadas ou desencadeadas pelo estilo de vida desregrado.

Inclusive, o princípio da Integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) prega pela prevenção e promoção da saúde e nesse âmbito também há o viés econômico como elemento embasador.


“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Lembrando que esse post é bem sucinto em termos de aprofundamento teórico e dados para corroborar a opinião apresentada.

Abraços

8 comentários:

  1. Caro Futuro Alfa,

    Confesso que sou um adepto da individualidade biológica/social para planos alimentares, contudo gosto de alguns princípios da Paleo Diet.

    Forte abraço e obrigado por interagir.
    Já solicitei o acesso ao seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Fala Medlife, eu tbm faço medicina e sei que é puxado pra quem realmente se esforça pra ser um bom profissional enquanto abrimos, muitas vezes, mão da nossa própria saúde. Ouvir que prevenção é mais vantajoso que tratamento é mais que comum na faculdade, porém só internalizei isso há 3 semanas, quando jogava bola, sofri uma falta e quebrei alguns dedos. Que raiva, bi-profenid 1 cx 50 reais, tomei mais de uma, muleta 120, sem levar o tempo perdido e estresse com médicos que atendem mal, mesmo no plano.
    Enfim, a partir de agora to inclinado a começar a cuidar mais da minha saúde pra não passar por situações parecidas futuramente, pois agora sei na pele como é debilitante não poder sequer andar.
    Abraços e cuidem-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon das 20:17,

      Isso é verdade. Boa parte da classe médica tende a pregar o "faça o que eu mando, não faça o que eu faço" e o que mais vemos são abusos de drogas, tabagismo, estilo de vida desregrado (má alimentação, privação de sono).
      Porém,tem uma frase que eu curto muito:

      "Health is not valued till sickness comes"
      Thomas Fuller

      Excluir
    2. Desejo uma boa recuperação! Situações como essa são sempre aprendizados. Penso que tudo acontece por uma razão, se não for benção é lição.

      Forte abraço

      Excluir
  3. Olá gostei do seu blog e vou adicionar ao meu blogrol,
    O conteudo de treinos é muito necessario, ainda mais findo de alguem com conhecimentos em medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Sobrevivencialista,

      Muito obrigado por começar a acompanhar o blog. Logo menos farei postagens sobre os tópicos de dieta/treino.

      Também irei adicioná-lo!

      Forte abraço

      Excluir

I'm Back - 100k +

Olá, galera! O Sars-cov-2 é um verdadeiro "black swan" (Em alusão ao ilustre Taleb) tanto para os âmbitos científico quanto fi...